sexta-feira, 29 de novembro de 2013

História do Direito Processual Brasileiro: Jônatas Luiz de Paula





Professor lança segunda edição do livro "História do Direito Processual Brasileiro"

Obra relata experiências colhidas com as novidades trazidas pela jurisdição constitucional e pelo ativismo judicial no Brasil
Proporcionar o acesso ao conhecimento e às novas informações, dividindo os resultados de suas pesquisas com estudantes e colegas de profissão, é um dos propósitos dos livros publicados pelo professor doutor Jônatas Luiz de Paula, da Universidade Paranaense – Unipar. ‘História do Direito Processual Brasileiro: das origens lusas à Escola Crítica do Processo’ é o título da sua mais recente obra.
Docente do mestrado em Direito Processual e Cidadania e da graduação de Direito, o escritor afirma que a primeira edição surgiu em 2002, resultado de uma pesquisa realizada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. “Devido à boa receptividade decidi lançar esta segunda edição, na qual relato as experiências colhidas com as novidades trazidas pela jurisdição constitucional e pelo ativismo judicial no Brasil”, afirma.
A obra traz elementos e informações para a composição histórica do direito processual brasileiro. “Essa tarefa se inicia pela vertente normativa, com a análise das suas origens remotas, ou seja, o direito romano, o direito canônico medieval e o direito germânico medieval replicado no Brasil devido à legislação portuguesa medieval, passando pelo direito processual moderno, de influência ítalo-germânica, e alcançando as modernas escolas de processo, em especial aquelas que superam o dogma positivista, até culminar no ativismo judicial”, explica.

Fonte:  http://www.unipar.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário